>Vereador Tumate solicita a Secretária de Saúde criação de equipe de “AGENTES DE PROTEÇÃO AOS PACIENTES COM CÂNCER”

Aprovado por unanimidade em “Sessão Ordinária“ realizada dia 23 de Abril, na Câmara Municipal de Inhumas, o “Requerimento n° 153/19“  do vereador Tumate (PTB), que solicita o envio de expediente à Secretária Municipal de Saúde – Dra. Patrícia Palmeira de Brito Fleury, sugerindo à mesma que proceda estudos viabilizando a criação, dentro desta Secretaria, de uma equipe de “AGENTES DE PROTEÇÃO AOS PACIENTES COM CÂNCER”.

No requerimento o autor justifica que A presente sugestão tem por objetivo a que estes “Agentes” ficariam responsáveis por estar acompanhando o “paciente” em toda sua caminhada durante seu tratamento, pois, são pessoas enfermas, de baixo poder aquisitivo, com familiares sem tempo para auxiliá-los e estão com o seu estado físico e psicológico debilitados para enfrentar os trâmites do cuidado com essa doença.Nesse caso, os Agentes seriam o esteio destes doentes, onde eles se responsabilizariam por agendamentos de consultas médicas, do transporte (idas e vindas), exames, tratamentos psicológicos e orientar, também, os pacientes dos seus benefícios que eles terão durante todo o tratamento, tais como: transporte, auxílio doenças, aposentadoria por invalides e etc.Os pacientes com câncer que forem cadastrados por esta equipe deverão ter uma “Carteirinha” com uma numeração de acesso com todos os dados e os trâmites do seu tratamento, agendado no Sistema dos Agentes, pois qualquer um dos membros da equipe que fizer uma visita ao paciente, saberá como está o andamento do tratamento de saúde dos mesmos, e, a identificação com a carteirinha trará benefícios como a isenção das tarifas no transporte coletivo do nosso Município.