>Vereador Prof. Reginaldo Pacheco solicita ao Poder Executivo a sinalização de “CICLO FAIXAS” nas Avenidas Principais de Inhumas

Vereador Prof. Reginaldo Pacheco solicita ao Poder Executivo a sinalização de “CICLO FAIXAS” nas Avenidas Principais de Inhumas

Aprovado por unanimidade em “Sessão Ordinária“ realizada dia 21 de Março, na Câmara Municipal de Inhumas,  o “Requerimento n° 114/19“,  do vereador Prof. Reginaldo Pacheco (PSL) , que solicita o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, solicitando do mesmo que através de sua Secretaria competente, proceda a sinalização de “CICLO FAIXAS” nas Avenidas Bernardo Sayão, Domingos Neto, Antônio Moreira, Wilson Quirino de Andrade/Radial Norte, Avenida Universitária, Avenida Contorno, e também nas Ruas Nizário Elias da Conceição/Rio Verde, Rua Goiás, Antônio Marques Palmeira, delimitando-as com os “tachões”.

No requerimento o autor justifica que existe uma grande demanda de ciclistas em nossa cidade, que utilizam deste meio de transporte para fazer as suas obrigações e também para o seu lazer e, desta forma, uniríamos toda a cidade dando acesso e segurança em todas as regiões do Município.

Por isso, conforme o inciso II do Artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro:

“Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas.”

Portanto, a segurança dos ciclistas é uma garantia prevista pelo CTB.

Uma recomendação importante sobre a “etiqueta” no trânsito brasileiro está no Parágrafo Segundo do Artigo 29 do Código:

“Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas

(…)

§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.”

Galeria de vídeos e imagens