>O vereador Prof. Charles (PDT), solicita ao Executivo para que possa construir pelo menos 03 estações de bicicletas compartilhadas sendo implantadas em três regiões distintas pela cidade de Inhumas

Foi aprovado por unanimidade na última Sessão Ordinária realizada dia 19 de Setembro de 2019, o Requerimento nº 319/19, de autoria do vereador Charles Montanini (PDT), onde solicita envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, sugerindo ao mesmo que através de sua Secretaria competente, possam construir pelo menos 03 (três) estações de bicicletas compartilhadas, sendo estas implantadas em três regiões distintas de nossa cidade, formando um triângulo para melhor cobertura do perímetro urbano.

O autor do requerimento justifica que a intenção inicial é que as estações contenham, neste primeiro momento, 10 (dez) bicicletas cada e que o sistema seja simplificado, ou seja, a pessoa pegaria a bicicleta numa das estações e devolveria em qualquer uma das outras duas. Com isto, haveria mais vagas de bicicletas.

“Eventualmente, a Prefeitura interviria para transporte de “bikes” em excesso em determinada estação e a falta em outra, onde também, entraria em ação para recolher alguma que fosse deixada fora das estações monitoradas por chips.

Ao contrário do que ocorre em outras cidades, a intenção é que o serviço seja “gratuito” e que a implantação do projeto, especialmente a compra das bicicletas e a montagem das estações, sejam bancadas pela iniciativa privada.

Os usuários deverão passar por um cadastro e receber um cartão que lhes dará o direito à retirada da bicicleta em uma das estações, podendo haver prazo estipulado de 30 (trinta) minutos a 01 (uma) hora para o uso até a sua devolução em outra, ou na mesma estação.

O intuito é permitir o deslocamento das pessoas de uma região para outra de nossa cidade e, caso o usuário não siga as regras do uso compartilhado, seu cartão será cancelado e ele não poderá mais retirar o veículo de qualquer uma das estações. Com o monitoramento, as bicicletas serão de fácil localização em caso de extravio ou furto.Além do incentivo à prática de exercícios, as bicicletas compartilhadas contribuirão para o desenvolvimento sustentável de Inhumas e, com o sistema implantado, outras estações poderão ser incorporadas, atendendo toda sociedade inhumense”, explica o autor.