>Vereador Leandro Essado solicita melhorias no Hospital CAIS Municipal para receber gestantes

Aprovado por unanimidade durante “Sessão Ordinária”, realizada na Câmara Municipal de Inhumas, 03 de maio, o requerimento n° 090/18, do vereador Leandro Essado (MDB), foi aprovado por unanimidade e solicita o envio de expediente à Secretária Municipal da Saúde – Dra. Fabianne Leão da Silveira Borges, solicitando a disponibilização, em caráter de urgência, no Hospital CAIS Municipal, uma “ala” destinada a “maternidade”, para que as gestantes do município, com menor poder aquisitivo, para que possam fazer o pré-natal e o parto, com o médico obstetra efetivo nesta Unidade de Saúde.

De acordo com o requerimento a medida se faz necessária em razão de que as gestantes carentes estão tendo dificuldades em fazer seu “pré-natal” e “dar à luz” nos hospitais locais.

“Quando chega a hora do parto, uma situação que é quase sempre de emergência, elas são avaliadas, reguladas e encaminhadas para Goiânia, aguardando vaga, e muitas das vezes esta não existe, a parturiente é obrigada a retornar para Inhumas sem realizar o procedimento, e isto causa sérios riscos de vida tanto à mãe quanto à criança. Esta atual situação é muito grave, precisando ter imediata solução, vez que existem casos em que a criança, tendo passado da hora de nascer, apresenta um quadro clínico tão grave que precisa da UTI Neonatal, situação que seria perfeitamente evitável se o atendimento às mães for feito de maneira adequada”, justifica o autor.